Modificações na superfície dos implantes dentários: da pesquisa básica à aplicação clínica.

Modificações na superfície dos implantes dentários: da pesquisa básica à aplicação clínica.

Dental implant surface treatment: basic research and clinical cases.

Autor(es): Carlos Nelson Elias (autor convidado)*; Jose Henrique Cavalcanti Lima**; Mychelle Vianna dos Santos***

RESUMO

Os mecanismos que induzem a adesão óssea ou a união entre o implante e o osso não são perfeitamente conhecidos. Os resultados das pesquisas mostram que a taxa de osseointegração dos implantes de titânio comercialmente puro e o índice de sucesso estão relacionados a composição química e a rugosidade da superfície.

Os implantes com rugosidades superficiais possuem maior estabilidade primaria e modificam os mecanismos de interação das células com sua superfície em relação aos com superfícies lisas. Quanto a composição química das superfícies dos implantes, as enriquecidas com cálcio, fosforo, flúor, nanopartículas de hidroxiapatita ou de fosfato de cálcio favorecem e promovem o processo de cicatrização e de deposição óssea.

O presente trabalho tem como objetivos apresentar resultados de pesquisas básicas, analisar os parâmetros da superfície dos implantes que influenciam na adsorção, absorção e diferenciação das células que atuam na osseointegração, descrever os diferentes tratamentos das superfícies e apresentar resultados clínicos com carga precoce obtidos com implantes tratados com ácido e anodizado instalados em locais com elevação do seio e enxerto.

 Clique aqui para baixar o artigo completo em PDF.

* Doutor em Ciência dos Materiais, Laboratório de Biomateriais, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro/ RJ. ** Mestre em Implantodontia, Inco 25, Rio de Janeiro/RJ. *** Doutoranda em Ciencia dos Materiais, Laboratorio de Biomateriais, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro/RJ.