FAQ

Perguntas e Respostas

1. O que é Extra Graft XG-13® ?

É um substituto ósseo natural, que associa as propriedades osteocondutoras da hidroxiapatita e do colágeno tipo I. Os grânulos de hidroxiapatita (200 – 400 µm) apresentam propriedades físico-químicas semelhantes à estrutura óssea humana e propiciam uma superfície altamente bioativa para a migração celular, contribuindo para a remodelação óssea através de um processo fisiológico.
Extra Graft XG-13® foi desenvolvido em parceria com o departamento de Biologia Celular da UNICAMP e representa um novo conceito na regeneração óssea.

2. Qual a origem dos componentes do Extra Graft XG-13® ?

Ambos de origem bovina. A hidroxiapatita é extraída de ossos corticais bovinos e o colágeno tipo I é extraído de tendões bovinos e purificado.

3. Qual o mecanismo de ação do Extra Graft XG-13® ?

As fibras reconstituídas a partir de colágeno extraído e purificado, presente no Extra Graft XG-13®, apresentam todas as características físico-químicas e estruturais das fibras de colágeno humanas. A hidroxiapatita também é extraída de ossos para garantir que mantenham as características de geometria molecular. Isto permite gerar um complexo capaz de promover uma excelente adesão celular.

4. Por que utilizar um biomaterial para regeneração óssea?

Os materiais tradicionalmente utilizados para correção de defeitos ósseos são os enxertos ósseos autógenos que trazem como desvantagem a necessidade de uma área doadora, o que implica num procedimento cirúrgico adicional e aumenta a morbidade (dor pós-operatória, possibilidade de hematomas, infecção intercorrente). Com o aumento da procura por soluções alternativas, a utilização de um biomaterial que disponha adequadamente dos recursos da Bioengenharia, como o Extra Graft XG-13®, pode oferecer um resultado satisfatório facilitando os procedimentos operatórios.

5. Por que o Extra Graft XG-13® é considerado um excelente substituto ósseo?

Porque associa as propriedades do colágeno tipo I e a bioatividade e osteocondução das micropartículas de hidroxiapatita.
É um material facilmente moldável, branco, flexível e com alta agregação ao defeito ósseo. Tais qualidades tornam o Extra Graft XG-13® uma opção que simplifica a realização dos procedimentos cirúrgicos com boa adaptação deste substituto ósseo à área a ser enxertada.

6. O Extra Graft XG-13® pode ser manipulado com outra substância?

Nos estudos até o momento, foram utilizados soro fisiológico, PRP e antibióticos de amplo espectro (como frademicina líquida) com boa compatibilidade com o tecido ósseo. Todos apresentaram resultados satisfatórios.

7. Quais são os cuidados que devem ser tomados durante a manipulação e inserção do Extra Graft XG-13® ?

A abertura da embalagem que se encontra em contato direto com o produto deve ser feita na hora do uso. Apenas materiais estéreis devem entrar em contato direto com o produto.
Para a preparação do local a ser enxertado, recomenda-se curetagem convencional com remoção de todo tipo de material necrótico. O local deve ser irrigado com solução salina estéril ou água estéril.
A colocação do Extra Graft XG-13® deve ser feita condensando-se o material no local com defeito/lesão e, posteriormente, as pontas de tecido devem ser reposicionadas no local e suturadas.

8. Qual a principal vantagem durante a cirurgia com o Extra Graft XG-13® ?

O tempo cirúrgico é bastante reduzido, já que a hemostasia é observada logo nos momentos iniciais após a colocação do Extra Graft XG-13® na área enxertada. O colágeno, além de participar do processo de hemostasia, impede o crescimento de tecido fibroso e a dispersão da HA da cavidade. Daí, a vantagem de na maioria dos procedimentos cirúrgicos não ser necessária a utilização de membranas.

9. Qual o risco de contaminação por prions?

Os componentes do Extra Graft XG-13® são extraídos de gado rastreado, proveniente de área geográfica classificada pela ANVISA de risco geográfico 1 (improvável para encefalopatia espongiforme bovina – “doença da vaca louca”).

10. Como é realizada a esterilização do Extra Graft XG-13® ?

O Extra Graft XG-13® é esterilizado por raios gama, uma irradiação com

11. Quais são as vantagens do Extra Graft XG-13® ?

•    Fácil manipulação e adaptação ao defeito ósseo devido a apresentação em forma de cilindros moldáveis;
•    Tamanho ideal para invasão celular – partículas da hidroxiapatita de 200 a 400 μm;
•    Presença de colágeno tipo I – hemostático e carreador das proteínas ósseas morfogênicas;
•    Presença de poros que favorece a invasão vascular e promove um arcabouço para o crescimento ósseo;
•    Produto biocompatível.

12- Quais são as vantagens do Extra Graft XG-13® em relação ao osso autógeno?

• Diminuição da morbidade, devido à ausência de cirurgia adicional, evitando hematomas, dor pós-operatória e infecção intercorrente.
• Limitação da utilização do osso autógeno, já que muitas vezes não há material ósseo disponível em quantidade suficiente.